A Inteligência Artificial (IA) é um conceito que tem ganho um destaque cada vez maior para as empresas e organizações. Tal não foi exceção para os departamentos de recursos humanos, que se têm deparado com uma série de desafios, vantagens, e também desvantagens.
Desta forma é importante compreender qual o real impacto que a inteligência artificial tem para as nossas empresas e quais as ferramentas que fazem sentido ser utilizadas por casa organização. Dessa forma é importante compreender que, apesar de contribuir para a eficiência e ajudar os departamentos a desenvolver estratégias inovadoras, esta deve ser sempre observada de acordo com um elevado sentido crítico, não se deixando superar o ser humano e o seu conhecimento pelo da máquina. Olhemos para os aspetos positivos e negativos da utilização destas ferramentas em várias vertentes dos departamentos de recursos humanos.
Recrutamento e Seleção

Processo de Onboarding

Retenção de Funcionários

Formação e Desenvolvimento

Gestão de Desempenho

Análise dos Recursos Humanos


EM SUMA
A utilização de ferramentas de Inteligência artificial surge como uma mais valia aos departamentos de recursos humanos, permitindo-lhes otimizar o seu tempo e dedicar-se a tarefas para as quais não é possível a utilização destas ferramentas. Em contrapartida, perdemos o lado humano das relações interpessoais que, por si, é muitas vezes um fator motivacional nas organizações. Desta forma é importante sermos críticos relativamente a quais os aspetos que fazem sentido automatizar na nossa organização e quais é que ainda tiram mais valias em ser realizados pelo ser humano.